Diferença entre Kizomba e Semba

Hello amantes da dança!

Nós aqui na Academia João Capela estamos a começar o ano cheios de vontade (espero continuar com a mesma energia pelo ano fora). Nesta onda de energia decidi que este ano queria escrever mais aqui neste blog e ensinar-te mais coisas de forma a que a tua dança se torne ainda melhor.

Mas voltemos ao assunto do artigo de hoje…

Mas afinal qual é a diferença entre Kizomba e Semba?

Diferença entre Kizomba e Semba

Kizomba é sem sombra de dúvidas um dos ritmos que está na moda agora em Portugal e pelo resto do Mundo. Todos querem aprender os passos deste ritmo africano, talvez pelo sucesso de programas de televisão ou pelo ritmo que é muito apaixonante.

O Semba para alguns é totalmente desconhecido, mas os Kizombeiros sabem que estes dois ritmos andam sempre de mãos dadas. E não poderia deixar de ser assim, dado que são tão parecidos o que leva a esta dificuldade em distingui-los.

Eu não sou especialista em Kizomba e ritmos africanos. Quem me conhece sabe que a minha paixão são as Danças de Salão principalmente a Dança Desportiva, onde tenho o prazer de trabalhar com pares de alta competição actualmente. Por isso vou dar o meu melhor para te ajudar a distinguir estas duas danças.

Tanto a Kizomba como o Semba são músicas e danças ao mesmo tempo. Podes referir-te a Kizomba música como também à dança associada a este ritmo. O mesmo para o Semba.

Primeiro ponto. O Semba é mais antigo que a Kizomba e, segundo algumas fontes, esta última é uma evolução do primeiro.

A principal diferença em termos musicais situa-se na velocidade ou tempo da música. O Semba é mais rápido que a Kizomba. Este é o ponto principal que permite distinguir estes dois ritmos.

SEMBA

Semba

Tem as suas origens nos anos 50, é um ritmo tipicamente angolano e quer dizer “umbigada” pois nesta dança o homem abraça a senhora pela sinta e puxa-a para si, provocando um choque ou umbigada (há uns passos bem giros com este movimento). É também conhecido como merengue angolano e na realidade tem muitas semelhanças com este ritmo sul americano. A batida do Semba é rápida e bem perceptível, facilmente confundível actualmente com o Kuduro, que tem uma batida ainda mais acentuada.

No meu ponto de vista o Semba pode-se considerar o responsável pelo sucesso dos ritmos africanos que actualmente têm tantos seguidores (Kizomba, Kuduro).

Existem imensos passos de Semba que no entanto, na maior parte dos casos, são ensinados juntamente com os passos (passadas) de kizomba.

KIZOMBA

Kizomba

A origem da Kizomba pode ser mais confusa. Já tive oportunidade de falar com vários profissionais desta música e dança que me relataram origens diferentes.

Posso afirmar que este ritmo evoluiu nos anos 70 de uma mistura do Semba com o Zouk, onde jovens músicos africanos procuraram criar um ritmo mais moderno e sensual e… pimba, nasceu a Kizomba.

A grande confusão na origem da kizomba deve-se ao Zouk. Este é um ritmo com origens nas Antilhas, com muita influência no Brasil e muito semelhante à Kizomba. A principal diferença está na lingua usada. O Zouk é cantado em Francês e a Kizomba em Português. Este é ainda hoje um dos termos usados para distinguir estes ritmos.

No entanto acredita-se que o Zouk nasceu nos anos 80, o que leva a alguma incongruência, pois tal como eu disse antes, a Kizomba apareceu nos anos 70, da mistura do Semba com o Zouk. Mas afinal o que está certo?! Deixaremos então o Zouk para futuros artigos.

Mas há mais… Ainda há quem defenda que a Kizomba teve origem na Polinésia Francesa… Do outro lado no Mundo no Pacífico. No entanto cada vez são menos os que defendem esta tese.

O mais importante é que tanto a Kizomba como o Semba são ritmos maravilhosos que vieram trazer uma energia contagiante às nossas escolas de dança. Pelo menos na Academia João Capela isso aconteceu. Com o aumento da popularidade criamos aulas e workshops só de Kizomba e Semba e as aulas de Ritmos Latinos passaram a chamar-se aulas de Ritmos Afro-Latinos (pois Ritmos Polinéso-Antilhó-Ango-Latinos ficava complicado para os nossos alunos)!

Conhece Aqui as nossas Aulas de Dança.


E tu, já aprendestes Kizomba e Semba? Qual destes dois ritmos preferes e porquê? Deixa o teu comentário em baixo.


5 comentários em “Diferença entre Kizomba e Semba”

  1. Prefiro o Semba porque pode ser mais divertido e presta se a maior criatividade. Os passos basicos são os mesmos e no inicio as aulas são iguais. Mas quem dança semba dança kizomba e vice versa

  2. Hello blogger, i’ve been reading your page for some time and
    I really like coming back here. I can see that you probably don’t make money on your page.
    I know one simple method of earning money, I think you will like it.

    Search google for: dracko’s tricks

  3. Mupembe da Akatsuk

    Aprecio os dois estilos de Dança,
    principalmente o samba clássico.
    A kizomba é muito semelhante ao outro, a única diferença no meu ver, é que na kizomba entra um pouco dos movimentos de tarraxinha…
    Logo o semba tem movimentos contínuos e muitas passadas e toques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.